Dados do Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA) mostram que a unidade se tornou uma referência no atendimento a pacientes Covid-19. Além da oferta de um quadro clínico especializado e de leitos equipados, o hospital também se destaca por ofertar um atendimento humanizado, fazendo a diferença para os pacientes internados e os familiares que aguardam por notícias.
Na pandemia, o Setor de Qualidade, junto à equipe de assistentes sociais, criou mecanismos de suporte aos pacientes com Covid-19, utilizando, por exemplo, videoconferências com familiares para amenizar a dor da ausência durante o período de internação. Como resultado de todo empenho e dedicação, o CHAMA conta hoje com um número de óbitos bastante inferior à média nacional, resultado do treinamento e do aperfeiçoamento clínico.
A parceria com a Secretária de Saúde do Estado de Alagoas e a Secretaria de Saúde de Arapiraca tem trazido resultados positivos também. Por meio do trabalho conjunto com o setor público, o hospital já instalou 25 novos leitos UTI Covid, outros 30 leitos de enfermaria Covid (adulto) e, na próxima semana, será iniciado o atendimento em 10 leitos de enfermaria para atendimento pediátrico, reforçando a rede clínica de toda a região do agreste.
O médico Tayrone Barreto, membro integrante da equipe Covid do Hospital Chama, destaca que o atendimento de qualidade e os números que mostram o baixo índice de óbitos pelo coronavírus são resultados da permanente atualização da equipe e o rígido protocolo que é seguido.
"Hoje contamos com um serviço de enfermaria em clínica médica que é referência em todo o Estado, organizado a partir da Residência de Clínica Médica, chefiada pelo médico Lucas Amaral. Esse setor oferece aos seus pacientes o suporte e investigação clínica, sempre baseados nos mais recentes artigos científicos, extraídos da plataforma UpToDate e estudos do mais alto nível de evidência médica”, detalhou o médico Tayrone Barreto.
Barreto comenta ainda que a conduta de ofertar o que há de melhor na área médica tem obtido resultados. “Estamos garantindo um atendimento de excelência no diagnóstico e tratamento da população com o que há de melhor na medicina baseada em evidência. Além disso, possuímos um programa de educação continuada semanal que envolve toda equipe multiprofissional da Terapia Intensiva, liderada pelo doutor Frederico Mansur e em parceria com o intensivista e coordenador geral da UTI do nosso hospital, doutor Alexandre Vasconcelos", reforçou o médico.
Na missão de continuar intensificando o serviço, o CHAMA tem expandido a equipe médica do hospital. Ao longo das últimas semanas, foram contratados 190 novos profissionais de enfermagem, que foram capacitados pelo Núcleo de Educação Continuada para treinamento e cursos, visando a garantia da qualidade no melhor atendimento.
"Estamos totalmente dedicados a contribuir com o serviço da mais alta qualidade e humanização neste período tão crítica. Agradecemos à população alagoana pela confiança no nosso trabalho e solicitamos a todos que permaneçam em casa, se possível, e mantenham as medidas de segurança para que, em breve, possamos acabar com esta fase tão complicada no panorama da saúde mundial", completou Tayrone Barreto.
AS FOTOS FORAM AUTORIZADAS PELOS PACIENTES