O grupo de vereadores por Maceió conhecido como G11 assinou uma carta aberta com uma série de pleitos visando ampliar o pacote de ajuda destinado ao setor produtivo e, consequentemente, garantir a manutenção de postos de trabalho na capital. Os pleitos serão apresentados em forma de indicação conjunta ao prefeito JHC.  

Para bares, restaurantes e hotéis, os vereadores solicitam a concessão de desconto de 100% no IPTU, isenção total da Taxa de Localização e Funcionamento referente ao ano de 2021, isenção da taxa de Vigilância Sanitária e da taxa de licença ambiental.

Para ambulantes e feirantes, o grupo pleiteia a isenção da taxa de uso de solo de março a novembro de 2020 e a isenção de taxa de uso de solo de março a novembro de 2021.

“Acreditamos e defendemos que essas medidas são de fundamental importância para salvaguardar empregos e evitar um caos social decorrente do aumento da pobreza em nossa capital”, diz um trecho do documento.

A carta lembra que, com a regressão do Estado para a fase vermelha, as dificuldades do setor produtivo ampliaram: “Não é justo que aqueles que estão buscando se adequar, tomando as medidas de segurança cabíveis, paguem a conta quase que de forma solitária, acarretando ainda em mais miséria por conta do aumento do desemprego”.

O documento cita ainda o temor de novas decretações de falências e o aumento da desocupação em Maceió. 

Assinam a carta os vereadores Leonardo Dias (PSD), Olívia Tenório (MDB), Samyr Malta (PTC), Fernando Hollanda (MDB), Oliveira Lima (Republicanos), Teca Nelma (PSDB), Silvânia Barbosa (PRTB), Joãozinho (Podemos), Kelmann Vieira (Podemos), Eduardo Canuto (Podemos) e Zé Márcio Filho (PSD).