Após o anúncio do governo do estado colocando toda Alagoas na Fase Vermelha, a partir da 0h desta sexta-feira, dia 19, especialista defende que para as medidas surtirem efeito, a população deve aderir às recomendações.
O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e integrante do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC) Gabriel Bádue disse ao CadaMinuto que no atual estágio, o ideal seria um lockdown, de pelo menos 14 dias, com um rigoroso controle pelos agentes de segurança e com punições para o descumprimento.
No entanto, considerando que o lockdown representa a interrupção total de atividades que não sejam consideradas essenciais, Bádue destacou que nossas condições socioeconômicas não permitem que essa estratégia seja implementada.
Portanto, o professor espera que as medidas anunciadas ontem, pelo governador Renan Filho, sejam suficientes para conter o aumento de casos de pessoas com Covid-19, freando a demanda por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que cresce numa velocidade maior que a da oferta.
Decreto
O Decreto 73.650 com vigência de 14 dias determina restrição de horário para a circulação de pessoas em todo o estado das 21h às 05h. Proíbe o acesso a praias, rios e lagoas aos finais de semana.
Fica proibido o funcionamento de bares e restaurante com atendimento presencial, podendo operar em delivery e no sistema pegue e leve; a operação do transporte intermunicipal em todo o estado; e o acesso inclusive os calçadões, no sábado e domingo, para qualquer tipo de atividade comercial ou social, bem como atividades físicas.
O funcionamento de academias de ginástica fica limitado a 30% do público, mas a prática esportiva será vedada para pessoas com mais de 60 anos de idade ou com comorbidade.
As igrejas poderão funcionar com a capacidade reduzida: apenas 30% do total. Salões de beleza e barbearias deverão atender exclusivamente a partir de agendamento e com capacidade reduzida para 50%.
No caso do comércio, os estabelecimentos seguem com permissão para funcionar, mas com alteração nos horários. Para as lojas localizadas no Centro, o funcionamento será das 9h às 17h, com fechamento obrigatório aos sábados, domingos e segundas-feiras. Lojas de rua e galerias funcionarão das 10h às 18h, com funcionamento vedado também aos sábados, domingos e segundas.
Já no caso dos shoppings, o horário será das 11h às 20h, com fechamentos aos sábados, domingos e terças-feiras.
Também deverão fechar aos sábados e domingos as lojas de material de construção e prevenção de incêndio e as lojas de tecidos e aviamentos.
Quem descumprir a restrição do horário de circulação será encaminhado a sua residência pela polícia, alertou Renan Filho.
*Com Agência Alagoas