O Governo de Alagoas desmentiu as mensagens divulgadas em grupos de WhatsApp afirmado o decreto de lockdown nesta terça-feira (16) em todo o estado. As novas medidas para o combate à Covid-19 serão divulgadas ainda nesta terça, às 17h, nas redes sociais do governo estadual.
A informação de que o governador Renan Filho decretaria o fechamento do comércio e atividades em todo o estado foi divulgada em vários formatos.
Uma mensagem afirma que Renan decretaria lockdown. “Governador decreta lookdown nessa terça-feira em todo estado, na fase vermelha só funcionará farmácia, posto de combustível e supermercado, o resto será tudo fechado durante 15 dias”, diz o conteúdo.
“Com os hospitais lotados, o governador Renan Filho e o prefeito de Maceió JHC decidiram colocar Maceió na fase vermelha do isolamento contra o coronavírus”, afirma outra versão da informação falsa.

Também circula em vários grupos de conversa, um vídeo de uma entrevista com o governador Renan Filho, concedida à TV Pajuçara, em março de 2020, falando sobre o fechamento do comércio. A informações já foi escalrecida também pela própria emissora, que afirmou que o vídeo é antigo.
Nas redes sociais, o governador Renan Filho também desmentiu as informações. “Está circulando informações sobre decreto fake. Amanhã (16), às 17h, anunciaremos novas medidas que ainda serão discutidas na manhã de amanhã com a equipe técnica. Divulgue, replique, essas notícias que estão saindo hoje são falsas", postou o governador.
Vale ressaltar que as medidas mais recentes adotadas em prevenção ao novo coronavírus estão no decreto Nº 73.518, publicado no dia 7 de março. A principal mudança foi o retorno à Fase Vermelha do Agreste e do Sertão e à Fase Laranja do restante do Estado.
Às 17h desta terça-feira (16), o governo anunciará as novas medidas restritivas para o combate a transmissão da Covid-19, ou a prorrogação das medidas atuais.