A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou, nesta segunda-feira (15), uma força-tarefa para fiscalizar o mercado de combustíveis em Alagoas e mais 15 estados do País. 

Ao todo, foram fiscalizados 45 postos revendedores de combustíveis e quatro revendas de GLP, em 24 cidades, nas cinco regiões do Brasil.

Segundo a ANP, foram realizadas 12 autuações. Onze em postos e uma em revenda de GLP, por motivos diversos, como aferição irregular (bomba fornecendo menos combustível do que o registrado), pressão de GNV (gás natural veicular) acima do permitido, falta de equipamento para análise de combustível e irregularidades no painel de preços, no caso de postos, bem como falta de balança para pesagem de botijões, no caso de revendas de GLP (gás liquefeito de petróleo). 

Ainda segundo o órgão, também houve interdições em nove bicos abastecedores nas bombas de três postos. 

A ANP não divulgou detalhes sobre a localização exatas onde as fiscalizações e autuações foram realizadas. No entanto, contou que a força-tarefa teve a participação de órgão regionais que atuam na defesa dos interesses do consumidor. 

As unidades da Federação que contaram com a fiscalização foram Alagoas, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Distrito Federal, Mato Grosso e Goiás. 

 Para dúvidas e denúncias sobre o mercado de combustíveis, os consumidores podem entrar em contato com a ANP pelo telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita) ou pelo Fale Conosco no Portal da Agência (https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco). 

 

*Com ANP