No processo da eleição interna da Câmara dos Deputados, o PTB – liderado pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson – hipotecou apoio à candidatura vitoriosa do alagoano Arthur Lira (Progressistas).
Porém, o caso envolvendo o parlamentar Daniel Silveira (PSL), que teve a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal por conta dos ataques à Corte, foi o suficiente para estremecer o apoio.
Roberto Jefferson já anunciou punição aos deputados federais do PTB que foram favoráveis à prisão de Daniel Silveira. O aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), entende que Silveira exerceu sua liberdade de expressão, pela qual é inviolável por ser parlamentar.
O PTB de Jefferson já havia, inclusive, entrado com um pedido e impeachment contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Além de buscar a punições dos petebistas, Roberto Jefferson também atacou o presidente da Câmara dos Deputados. De acordo com ele, Arthur Lira teria o “rabo preso” com o Supremo Tribunal Federal.
“Os ministros chamaram ele [Lira] lá e disseram: ‘nós vamos te processar, botar teu processo para andar’. E aí ele tremeu na perna”, disse.
O PTB orientou que seus 11 deputados votassem pela liberação de Silveira da prisão, mas Pedro Augusto Bezerra (CE) e Pedro Lucas Fernandes (MA) optaram por apoiar a manutenção da decisão do STF. Jefferson prometeu puni-los. Entre os petebistas, está o alagoano Nivaldo Albuquerque que – na sessão da Câmara que analisou o Caso Silveira – votou pela liberdade do parlamentar.