O vereador Leonardo Dias (PSD), de Maceió, denunciou oficialmente ao Ministério Público Estadual (MP-AL), nesta quinta-feira (11), a presença de milhares de produtos sem destinação, entre freezers, computadores, tablets e cadeiras de rodas, no Almoxarifado Central da Central da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A situação foi flagrada durante uma visita do vereador, no dia 9 deste mês.

Em ofício encaminhado à promotora Fernanda Moreira, da 15ª Promotoria de Justiça da Capital - Fazenda Pública Estadual, Leonardo solicitou providências ao MP, destacando que “a quantidade de material sem uso no local demonstra descaso com os recursos públicos, além de possível ingerência e incompetência logística para distribuição”, fazendo com que parte dos equipamentos tenha perdido a garantia e a vida útil. 

Ainda no documento, o vereador comunica que, por meio de uma indicação, solicitou à Prefeitura de Maceió a distribuição do material ocioso, inclusive em outras pastas, citando como exemplo os tablets que poderiam ser usados por alunos da rede pública de ensino ou por agentes de endemias. 

Constam também no relatório enviado à Promotoria, imagens das pilhas de caixas contendo freezers, impressoras, computadores, betoneiras, maquinários para serviços gerais, cadeiras de rodas, aparelhos de ar condicionado, ferramentas diversas, nobreaks, entre outros equipamentos e produtos. 

"Não há justificativa para o acúmulo desse material no almoxarifado da SMS", afirmou Leonardo na ocasião da visita.