Durante o encontro com o prefeito JHC, na manhã desta segunda-feira (08), na sede da prefeitura de Maceió, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (Progressistas), informou que estará enviando amanhã para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o projeto do governo federal sobre a reforma administrativa.
Segundo Lira, esse será o primeiro "ponta pé" da discussão sobre a matéria, que vem sendo tratada como prioridade do governo federal, além de outros pontos econômicos do país. “Hoje tenho agendado uma reunião com o ministro Paulo Guedes e vamos procurar dar andamento também as pautas econômicas para ter uma maior tranquilidade, além de pautas sociais que precisam ser revistas, como a questão do auxílio emergencial”, acrescentou o presidente.
Sobre o retorno da liberação de um novo auxílio emergencial, Arthur Lira afirmou que é urgente a discussão sobre essa matéria, mas somente existe uma forma do governo federal garantir esse repasse para população que é com a aprovação do orçamento de 2021.
O presidente da Câmara colocou que até o final de fevereiro pretendente estar com o orçamento aprovado, mas caso isso não ocorra outras medidas podem ser adotadas. “A população já está sentindo falta desse dinheiro e nós ainda estamos em um período de pandemia acirrada, mas não tenho dúvidas de que o governo federal estará sensível a isso”, respondeu Lira.
Ele acrescentou ainda que sobre o novo auxílio, o governo federal tem somente duas saídas: o orçamento aprovado ou algum mecanismo do Congresso sancionar temporariamente a liberação do recurso até que o projeto seja votado.