O turismo foi um dos setores econômicos que mais se desenvolveram na capital alagoana nos últimos seis anos. Com um trabalho de estruturação e promoção dos produtos e atrativos turísticos realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), junto ao trade turístico e parceiros comerciais, a capital alcançou posição de destaque no mercado nacional e se consolidou como um dos destinos mais procurados do país.
A criação de novos produtos turísticos, adoção de estratégias promocionais inovadoras e o investimento em projetos estruturantes, via contratos de repasse com o Ministério do Turismo ou recursos próprios, foi a tríade que norteou o trabalho da gestão municipal para a expansão de mercados emissores, fortaleceu as praças comerciais. Também conferiu a Maceió o título de melhor destino turístico do Brasil (prêmio Aviesp 2018), sempre em posição de liderança nos rankings de operadoras e agências de turismo como CVC, Azul Viagens, Booking e Decolar.
Iniciativas como o Natal dos Folguedos, evento que se tornou referência no calendário turístico e cultural nordestino; aquisição do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel, veículo adaptado para o atendimento de turistas e divulgação dos principais atrativos da cidade de forma itinerante; instalação de placas de sinalização turística em 72 pontos da cidade, como praias, museus, praças, mercados e igrejas; revitalização do Mirante São Gonçalo, projeto em andamento com previsão de entrega para o fim do ano; e a construção dos banheiros da orla, com sete módulos instalados em trechos de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas já em fase de conclusão são exemplos de ações realizadas pela Semtel com impacto significativo no desenvolvimento do turismo local.
Segundo o titular da Semtel, Jair Galvão, o grande diferencial da gestão foram os termos de fomento assinados com as entidades representativas do setor, que possibilitaram a parceria entre poder público e iniciativa privada em prol do desenvolvimento do turismo. “Pela primeira vez na história do Turismo de Maceió, a Prefeitura assinou convênios com entidades do setor para dinamizar e fortalecer o segmento turístico na capital alagoana. Esses convênios ampliaram a parceria com a iniciativa privada, por meio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH/AL), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A partir dessas parcerias, que virou referência no turismo regional, diversificamos as estratégias de comercialização do destino, impulsionamos uma agenda sinérgica, pautada por ações estruturantes e promocionais para captação e realização de eventos, e garantimos a sustentabilidade da atividade turística durante todo ano”, destacou.
Capacitação e ordenamento
Outra ação que merece destaque é o De Olho na Orla, projeto desenvolvido pela Semtel em parceria com órgãos municipais e o trade turístico, que tem como objetivo gerenciar, estruturar e monitorar diariamente os equipamentos e serviços ofertados na orla urbana de Maceió. O trabalho das equipes consiste no acompanhamento diário para implementação de boas práticas na gestão das praias, como a prestação de serviços qualificados, manutenção das estruturas, padronização de equipamentos, fiscalização e sustentabilidade.
A capacitação de profissionais também foi um dos principais eixos de atuação do Turismo de Maceió. Com o projeto Turismo do Saber, além de sensibilizar estudantes da Rede Municipal e jovens assistidos por programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) sobre a importância do turismo para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e qualificação do setor, a Semtel realiza diversas capacitações com profissionais da linha de frente do turismo.
Desde 2016, o projeto já atendeu mais de três mil crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino e centenas de jovens e profissionais do segmento turístico – somente em 2019, cerca de 700 profissionais que atuam na linha de frente do turismo participaram das sensibilizações, como recepcionistas, garçons e camareiras. Nos últimos três anos, a Semtel também capacitou aproximadamente dois mil taxistas cadastrados na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que participaram de 65 palestras educativas voltadas para a atividade turística.
Além dos projetos encabeçados pela Semtel, a Prefeitura de Maceió também atuou em obras determinantes para a expansão e o fortalecimento do turismo. Entre as iniciativas que ganham destaque está o Programa Revitaliza Maceió, projeto implantado em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que conta com um investimento de R$ 40 milhões em serviços de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação do Litoral Norte de Maceió. A conclusão das obras da Ecovia Norte e a ampliação da via litorânea de Cruz das Almas e Jacarecica também estão entre as obras estruturantes de grande importância para o desenvolvimento do Litoral Norte, região com grande potencial turístico.