O prefeito eleito de Maceió, deputado federal JHC (PSB) anunciou nesta segunda-feira (30), em suas redes sociais, que irá selecionar profissionais para atuar na prefeitura utilizando critérios técnicos, por meio da análise de currículos. Para participar é preciso enviar o currículo com a área de interesse para o e-mail transicaojhc@gmail.com.

O futuro prefeito ainda não divulgou detalhes da seleção, a exemplo de quantas vagas serão preenchidas desta forma e em quais áreas, mas poucas horas após o anúncio, mais de quatro mil currículos já haviam sido encaminhados.

A ideia de preencher alguns cargos comissionados por meio de processo seletivo já foi adotada por dois dos principais aliados de JHC: o senador Rodrigo Cunha (PSDB) e o deputado estadual Davi Maia (DEM).

Cunha realizou seleções públicas para preenchimentos de cargos quando foi deputado estadual e também quando assumiu a vaga no Senado Federal. Na ocasião, ele defendeu que aquela era uma forma de conhecer novos profissionais e dar oportunidades iguais aos interessados em trabalhar no mandato.

Em 2019, Davi Maia seguiu o exemplo do senador e também contratou pessoas para seu gabinete na Casa de Tavares Bastos por meio de processo seletivo. O parlamentar pontuou que a escolha condiz com o mandato participativo e transparente que ele adotaria. 

Hoje pela manhã, JHC também anunciou que a coordenação da equipe de transição caberá a Maia. Outro nome a integrar o time é o professor e doutor Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Elder Maia.