A demora na apuração dos resultados referentes às eleições municipais em Alagoas se deve ao novo sistema de divulgação implantando pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou a assessoria de Comunicação do Tribunal Regional de Alagoas (TRE-AL) na noite deste domingo (15).
O TRE destacou que os procedimentos de leitura das mídias, com os resultados de todo o estado, seguem sendo devidamente apuradas nos 80 pontos de transmissão espalhados por Alagoas.
“O TRE de Alagoas segue de prontidão na sede do órgão, aguardando que o TSE resolva a instabilidade nacionalmente, pois há relatos do mesmo problema em diversos outros estados”, prosseguiu a assessoria, acrescentando que a totalização do resultado do pleito deste ano é de responsabilidade do TSE, diferente das eleições anteriores.
Ainda não há prazo para o início da divulgação oficial dos números.
Confira a nota oficial do TSE sobre o assunto:
Esclarecimentos
Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.
Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.
O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.
Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.