(Atualizada às 16h)
Depois da repercussão negativa das aglomerações e da ausência (ou do uso inadequado) de máscaras de proteção registradas durante as convenções partidárias e, logo em seguida, em vários atos de campanha realizados em todo o estado, o candidato a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), tomou a iniciativa de anunciar, nesta quarta-feira (7), o cancelamento de todas as suas caminhadas.
Em seguida, pouco antes das 16h de hoje, outro postulante ao cargo, o deputado estadual Davi Davino Filho (PP), também anunciou, por meio de sua assessoria de Comunicação, a suspensão das caminhadas e a intensificação de carreatas, com adoção de som itinerante.
Vale lembrar que as caminhadas pelas ruas da cidade, quando os candidatos cumprimentam possíveis eleitores e posam para fotos, são um dos momentos mais tradicionais da campanha eleitoral.
É importante lembrar, ainda, que uma portaria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) estabeleceu regras para realização de eventos de campanha, a exemplo de caminhadas e comícios, orientando que sejam evitadas aglomerações, respeitado o distanciamento social e a utilização correta de máscaras de proteção.
Alfredo Gaspar
“As eleições acontecem em meio a uma pandemia, por isso, a partir de agora nossa coligação está cancelando todas as caminhadas da campanha eleitoral. Só faremos reuniões em espaços abertos, arejados e com a distância segura entre as pessoas. O combate ao vírus não pode parar, todos temos que fazer a nossa parte”, destacou o ex-procurador Geral de Justiça, em vídeo divulgado nas redes sociais.
Davi Davino
“Vamos buscar alternativas pra continuar conversando com o povo e observando as orientações. Como disse lá no início da pré-campanha, pra candidato que só faz campanha em gabinete, fica tudo mais fácil. Eu estou habituado às ruas, a sempre descer e subir grota para me encontrar com as pessoas, no contato olho a olho. Vamos intensificar o uso da comunicação digital e do Guia Eleitoral, e seguir com a campanha, que tá se fortalecendo cada vez mais”, afirmou Davi Davino em sua nota.
Veja o vídeo: