Um homem foi preso após espancar um cachorro a pauladas nesta terça-feira (6), no bairro do Bebedouro, em Maceió. Em vídeo registrado por populares, o agressor aparece com um pedaço de madeira batendo no animal, que teve hemorrogia, traumatismo craniano e perdeu um olho. Ele foi socorrido e está internado em uma clínica veterinária da capital.
Ao CadaMinuto, a presidente da Comissão de Bem Estar Animal, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, Rosana Jambo, contou que o homem, de aproximadamente 60 anos, não demonstrava qualquer reação de arrependimento e chegou a jogar o animal ensanguentado em um contêiner com entulho.
"Nós recebemos essa denúncia pelo Whatsapp e o Batalhão de Polícia Ambiental também. Quando chegamos no local, uma guarnição do BPA levou o animal para receber atendimento e a outra guarnição levou o indivíduo para a Central de Flagrantes", relatou.
De acordo com a declaração da clínica veterinária, o cachorro foi encaminhado pelo Centro de Controle de Zoonoses/CCZ para acompanhamento clínico e cirúrgico, com histórico de trauma. Durante o exame, foram constatadas lacerações, edema no olho esquerdo e no focinho, hematoma em toda região da cabeça, sangramento nasal e hemorragia no olho direito.
"Quando eu soube, fui até a Central de Flagrantes com mais dois membros da Comissão. Vi determinadas partes do boletim de ocorrência e falei com o agressor rapidamente, que estava tentando se justificar. O BPA informou que ele se mostrou frio a todo momento", destacou.
Ainda segundo a representante, o delegado informou que será decretada a prisão em flagrante e ele permanecerá preso até a audiência de custódia, onde serão mostrados todos os vídeos e fotos registrados pelos populares e os laudos médicos.
"Amanhã estaremos participando dessa audiência, onde nós vamos requerer a prisão preventiva da periculosidade desse indivíduo, que significa um perigo para a sociedade e os animais", concluiu.
*Estagiário, sob supervisão da editoria