A campanha eleitoral 2020 começou no domingo (27) trazendo, como de costume, uma série de candidatos com nomes inusitados em todo o país. Em Alagoas, tem de tudo, desde o Rock In Rio até o Negão do Capeta, sem contar com o hábito - tradicional, principalmente no Nordeste – de se apresentar como “filho” ou “esposa” de alguém, a exemplo da “Fia de Kleitão”, candidata a vereadora em Água Branca, no sertão do estado.
Entre os que optaram por essas referências, tem também a Mana do Magaiver (Coqueiro Seco); Nena Filha da Dona Lourdes (Barra de Santo Antônio); e Ana Esposa do Dode (Boca da Mata).
São comuns ainda nomes ligados à atividade profissional dos candidatos, como o “Rildo da Besta”, que disputa uma vaga na Câmara Municipal de Boca da Mata, e o “Coveiro”, candidato em Jacuípe.
Em uma rápida consulta ao site http://divulgacandcontas.tse.jus.br, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o CadaMinuto encontrou alguns candidatos a vereador no estado que não economizaram na criatividade na hora de registrar o nome que irá aparecer na urna eletrônica.
Na capital tem a Janis Joplin; Coroné Volta Seca; Ureia lá; Jorge Tchu Tchu Tchu 17200; Macgayver; Marrom Bombom; Audalio Nego Doido; Davi Elegância; Pangaré do Churrasquinho e Barriga Cheia. Já em Arapiraca, o segundo maior colégio eleitoral do estado, aparecem nomes como Isa do Autismo; O Árbitro e Xereta.
Estão na disputa ainda candidatos cujos nomes fazem referências a personagens, a pessoas famosas e a características físicas ou de personalidade. Alguns encontrados: João Grilo (Cacimbinhas); Xôxa (Cacimbinhas); Eraldo Safadão (Coruripe); Tina Descontraída (Coruripe); Gordinho do Insta (Boca da Mata); Pipiu meu Querido (Coruripe); Simplesmente Jamil (Delmiro Gouveia); Bobo (União dos Palmares); Fololô (Anadia); e Boy esse você conhece (Barra de Santo Antônio).
A lista segue com Calango (Igreja Nova); Cara Suja (Flexeiras); Chaveiro do Gado (Major Isidoro); Cabeça Fria (Major Isidoro); Tarzan do Gado (Capela); Bilú Tetéia (Campo Alegre); e Bebê do Bode (Marechal Deodoro).
Em Alagoas somam 664 postulantes aos cargos de prefeito e vice-prefeito e 6.771 candidatos às vagas nas câmaras municipais, totalizando 7.436 candidaturas.