Dois alagoanos, o senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado federal Arthur Lira (PP) integram a lista chamada de “Os cabeças do Congresso Nacional”, uma pesquisa anual sobre os 100 parlamentares mais influentes, publicada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

No quarto mandato, é a 24ª vez que Renan aparece na lista, que está na 27ª edição. Em seu terceiro mandato, essa é quarta vez que Lira figura no levantamento.

A série divide os políticos também em cinco categorias, de acordo com suas habilidades principais. São elas: debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores; e formadores de opinião.

Os dois alagoanos estão classificados como articuladores/organizadores. Conforme a publicação do DIAP, os integrantes desta categoria “são parlamentares com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”.

Ainda de acordo com o DIAP, a série foi criada para mapear, a partir de critérios objetivos, os senadores e deputados que conduzem as decisões no Poder Legislativo. O departamento leva em conta àqueles com mais habilidades para “elaborar, interpretar, debater ou dominar regras e normas do processo decisório, bem como para manipular recursos de poder, de tal modo que suas preferências, ou do grupo que lideram, prevaleçam no conflito político.”