O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, promulgou a lei instituindo o Dia do Combate à Intolerância Ideológica no Estado de Alagoas. A data será comemorada, anualmente, no dia 6 de setembro.

A promulgação da Lei 8.271, de 7 de julho de 2020, foi publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo desta quinta-feira (9). A nova legislação é oriunda de um projeto de autoria do deputado Cabo Bebeto.

Na justificativa do PL, protocolado em novembro do ano passado na Casa de Tavares Bastos, o parlamentar destacou que "nos últimos anos, em razão do agravamento dos casos de corrupção, o país se polarizou entre ideologias, acabando por proliferar um discurso de ódio entre seus simpatizantes, sendo palco de constantes confrontos políticos e ideológicos".

Para Bebeto, a polarização que ganhou força durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, prossegue até hoje e o “atrito entre dois grandes grupos que divergem em suas reivindicações provocou diversos atos de intolerância que continuam sendo praticados por ambas as partes".

Aguardemos o próximo 6 de setembro.