Divulgada nesta quinta-feira (2), uma ferramenta exclusiva desenvolvida pela KNew Estratégia, o Ranking KNew de Influência Digital, mostra um panorama completo da atuação dos políticos de Alagoas nas redes sociais, apontando quais vereadores, prefeitos, prefeituras, deputados estaduais e federais e senadores têm os melhores desempenho e audiência no disputado meio virtual.
O ranking foi elaborado de acordo com dados públicos das principais redes sociais utilizadas pelos políticos (Facebook, Twitter e Instagram) e, para a classificação, a KNew realizou uma detalhada pesquisa, levando em conta a quantidade de usuários por cidade e estado, o índice de desempenho e o índice de audiência de todas as páginas e perfis.
“O ranking destaca os políticos que mais influenciam em Alagoas nas redes sociais, em duas categorias: Desempenho, que é a taxa que mede a interação real do usuário em cada canal e Audiência, que é a taxa que mede o potencial de alcance do canal”, explicou o CEO da KNew Estratégia, Flávio Holanda.
Para ter uma ideia de como funcionam as duas categorias, na liderança de Desempenho estão o senador Fernando Collor, o deputado federal Nivaldo Albuquerque, o deputado estadual Antônio Albuquerque, a Prefeitura de Belém, o prefeito Marcos Lisboa e o vereador Cleber Costa, de Maceió. Resumidamente, isso significa que essas são as figuras políticas locais que mais interagem com os internautas.
Já na liderança de Audiência estão o senador Renan Calheiros, o deputado federal Marx Beltrão, o deputado estadual Breno Albuquerque, a Prefeitura de Mar Vermelho, a prefeita Juliana Almeida e o vereador Kelmann Vieira. Em outras palavras, são esses os políticos com maior alcance ou número de seguidores ou fãs.
Na página http://www.knew.com.br/ranking/alagoas estão listados todos os vereadores da capital, prefeitos, prefeituras, deputados (estaduais e federais) e senadores, classificados separadamente nos itens Desempenho e Audiência.
Detalhada e funcional, a plataforma mostra também quais são as redes sociais utilizadas por cada político e até quais as figuras públicas que não possuem contas ou páginas no meio virtual.
Estratégia e dados
“O que chama atenção é que esse ranking aponta também a falta de diálogo entre o político ou sua administração – como é o caso das prefeituras – e o seu público. Ele precisa fazer a mensagem chegar até a população, isso requer técnica e estratégia. A base de fãs pode ser alta, mas é preciso ter certeza de que o público está de fato incluído nesse universo. Essa é uma das principais causas”, destacou Flávio Holanda.
O CEO da Knew prosseguiu explicando que a técnica a ser aplicada para reverter o baixo desempenho depende totalmente da estratégia do político. “Não há fórmula pronta a ser seguida. É preciso pensar na quantidade de publicações, no conteúdo, na mensagem que deve ser passada e na interação com aquela comunidade, esses são os pontos principais. Qualquer estratégia que seja adotada sem antes pensar no público é mero estrelato e o trabalho de representante do povo não estará demonstrado ali”, afirmou.
Conforme os dados divulgados pela própria KNew, a metodologia exclusiva para o desenvolvimento do ranking minerou dados públicos (extraídos das plataformas Facebook, Twitter e Instagram), com base na quantidade de usuários de cada rede social por cidade e Estado. Foram mais de 3.100 publicações realizadas pelos perfis e páginas analisados e aproximadamente 800 perfis buscados no período de 15 a 21 de junho de 2020.
“Foram analisados apenas perfis abertos no Instagram, páginas no Facebook e contas ativas no Twitter. Canais com mais de 60 dias sem publicações foram considerados inativos e inexistentes. Todos os dados foram extraídos no prazo máximo de 12 horas entre os analisados de cada categoria e para o desempenho, apenas publicações com mais de 24 horas foram contabilizadas”, concluiu Flávio Holanda.