A partir desta segunda-feira (15), o professor Alexandre Bastos, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), realiza uma série de lives com pré-candidatos a Prefeitura de Maceió. As entrevistas ocorrem sempre às 20h, com transmissão exclusiva pelo Instagram @alebastos1.

A live de hoje será com o oficial de Justiça e jornalista Cícero Filho, presidente municipal do PCdoB. Na sequência, Alexandre conversa com a jornalista Lenilda Luna, presidente municipal da UP, na terça-feira (16); e com o professor Basile Cristopoulos, presidente do PSOL Maceió, na quarta-feira, dia 17.

Na quinta-feira (18) o entrevistado será o advogado Ricardo Barbosa, presidente do PT Alagoas e, encerrando a semana de lives, na sexta-feira (19) a conversa acontece com o ex-governador Ronaldo Lessa, presidente estadual do PDT.

Alexandre Bastos contou que já iniciou os contatos para prosseguir as lives, já na próxima semana, com outros pré-candidatos, a exemplo do ex-procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB); do deputado federal JHC (PSB) e do deputado estadual Davi Davino Filho (PP).

Em entrevista ao Blog, o professor do Ifal - que é formado em história, com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - contou que, percebendo o crescimento considerável no “consumo” de lives com conteúdo no Instagram, perguntou aos seus seguidores se eles tinham interesse em assistir entrevistas ao vivo produzidas por ele, e mais de 90% responderam que sim, apontando o tema “política” como sendo de maior interesse.

Na primeira live, no dia 7 de maio, Bastos discutiu o assunto ”Política para quê?” e, em seguida, temas como impeachment pós-democratização; educação à distância e racismo estiveram em pauta.

“Até que surgiu a ideia de entrevistar os pré-candidatos a prefeitura de Maceió. Fui fazendo os contatos e não imaginei que os cinco, coincidentemente todos do campo progressista, fossem topar, mas eles toparam. A partir dessa semana veremos como se dá a repercussão e a possibilidade de desdobramento”, pontuou o professor.

Para Alexandre Bastos, no pleito eleitoral deste ano, o Instagram - com suas lives - deve ocupar o protagonismo que o Twitter teve em eleições passadas, no papel de fonte de informação. “Estamos carentes de bons conteúdos. O bom uso das redes sociais, menos fake news e mais informações parece ser a chave”, finalizou.

Para quem não ligou o nome a pessoa, vale lembrar que o professor foi candidato a prefeito de Maceió em 2012, pelo PSOL. Bastos garante, no entanto, que hoje não possui mais perfil ou disposição “para ser protagonista, disputar posições, espaços e fazer combates” no ambiente político. Parece ter se encontrado seu lugar, no outro lado do jogo.