Às vésperas do Carnaval, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, requereu oficialmente nesta sexta-feira (21), sua desfiliação dos quadros do PSDB. O requerimento foi feito por meio de ofício endereçado ao presidente nacional da sigla, Bruno Cavalcanti. A assessoria de Rui confirmou pedido de exclusão e disse que Palmeira ainda não se decidiu sobre uma nova filiação.
A saída do prefeito do ninho tucano já era dada como certa há algum tempo e ganhou reforço nos últimos dias, devido ao burburinho em torno de uma possível aliança entre Rui e o governador Renan Filho (MDB) em torno da candidatura do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, à Prefeitura de Maceió.
A saída do PSDB e o possível acordo com o - até então - principal antagonista político foram a resposta de Palmeira ao presidente do partido em Alagoas, senador Rodrigo Cunha, que tem demonstrado apoio a candidatura do deputado federal JHC (PSB), em detrimento de um chapa encabeçada por um tucano.
Nos bastidores, comenta-se que a definição sobre a aliança entre prefeito e governador sairá logo depois do carnaval.
Caso se confirme, será um duelo de titãs. De um lado, os jovens gestores do Estado e da capital apoiando um nome que conta com a simpatia do eleitorado.
Do outro, dois - ainda mais jovens - políticos que também contam com a simpatia da população.
"Simpatia" essa, vale ressaltar, comprovada em pesquisas eleitorais internas, por ambos os lados.