A convite do Docente Adriano Roberto Alves da Silva, atualmente responsável pela disciplina Matrizes do Pensamento - Psicanálise, estudantes do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras vivenciaram um momento diferente no último final de semana: um encontro extramuros, de lazer, em contato com uma área de preservação ambiental de Mata Atlântica maceionense. A proposta era circular com a turma e conhecer algum dos recursos públicos da cidade, que possibilitasse pensar o fazer e/ou a prática fora da sala de aula e dos moldes clássicos e/ou tradicionais.
Os estudantes foram ao Parque Municipal de Bebedouro, em Maceió, e experimentaram uma manhã de descobertas, leveza e reflexões.
Segundo o estudante do curso, Liu, a aula de campo foi fundamental para que eles tivessem contato com a natureza, pensassem o modo como os humanos tem se relacionado com a mesma, o quanto dependemos dela, e ainda, como esta influencia a vida de todos e todas e como tem sido pauta à formação dos estudantes.
“Foi um momento de lazer, mas que também nos trouxe muitas reflexões já que o ser humano está ligado e precisa da natureza para sobreviver. E nós, como futuros psicólogos, precisamos também buscar esse autoconhecimento que encontramos quando estamos em sintonia com nós mesmos”, explicou o estudante.
Na ocasião, os estudantes de psicologia conheceram o parque municipal que é uma área de preservação ambiental com segurança para os animais e de Mata Atlântica. No local, os visitante viram Jacarés-de-papo-amarelo, Frangos d’água, Tatus Bola, Cágados de Barbicha, Preguiças, Saguins, Gaviões Falcões, Corujas, Raposas, Tamanduás Mirim e Cobras.
Além disso, no local, há cinco trilhas acessíveis ao público: Trilha Cidadã, Trilha da Aventura, Trilha da Paz, Trilha do Pau Brasil e Trilha do Jacaré. É possível observar e beber a água que brota do solo em diversas localidades do Parque Municipal.