Apesar dos municípios de Coruripe e de Japaratinga, em Alagoas, terem decretado situação de emergência, o governador Renan Filho (MDB) voltou a frisar que o estado não vai decretar estado de emergência. Durante a entrega de novos equipamentos e viaturas para a Segurança Pública de Alagoas, nesta sexta-feira (25), Renan disse que 90% das praias alagoanas não foram afetadas pelas manchas de óleo.
“Não há óleo em Maceió, nem em Marechal Deodoro, por exemplo e em muitas outras. De maneira que se o estado decretasse, estaria criando uma falsa impressão que há óleo em todas as nossas praias”, afirmou o governador.
Entretanto, Renan disse que falou aos municípios e ontem solicitou do Governo Federal “que para viabilizar recursos da Defesa Civil Nacional, o município precisa decretar emergência”, como foi o caso de Japaratinga. “A situação de Japaratinga é controlada, estamos trabalhando diariamente, mais de 400 homens. E Alagoas é o estado que mais recolheu óleo na costa e garantiu a destinação final, e que mais rapidamente vai limpar as praias”, disse.
Renan explicou que o decreto de emergência se faz necessário para que a prefeitura tenha uma ajuda e que Japaratinga tem 10 mil pessoas. “Então ela tem pouca arrecadação própria. O Estado está ajudando financeiramente, mas é importante a União ajudar já que é responsabilidade da União o controle das águas marítimas, mas precisa do decreto de emergência. Então é mais uma questão para receber recursos do que a emergência atual”.
Entrega de novos equipamentos
O governador comemorou a entrega de novos equipamentos para a Segurança Pública, na manhã de hoje e disse que Alagoas é o primeiro estado a ter o sistema de rádio comunicação 100% digital.
"Hoje não precisamos fazer cinco ligações para acionarmos uma viatura, com o rádio digital conseguimos falar com todo o estado de maneira rápida", disse Renan.
Também foram entregues duas mil pistolas Glock, junto com munições, 25 fuzis 726, 29 mil munições para a Segurança Pública. Na ocasião, 2,6 toneladas de maconha, cocaína, crack e drogas sintéticas serão incineradas.
*estagiário sob a supervisão da editoria