Em Alagoas, entre janeiro e o dia 13 de setembro deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou 80 casos de suicídios, sendo 62 vítimas do sexo masculino e 18 do sexo feminino. Os dados são da Gerência de Vigilância e Controle de Doenças Não Transmissíveis (GDANT) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).
Maio foi o mês com o maior número de suicídios registrados: 13 no total.
Ainda conforme os dados, no mesmo período foram computadas 1.277 notificações de violência autoprovocada e tentativas de suicídio em todo o estado. Do total, 962 são do sexo feminino e 315 do sexo masculino.
Por meio de sua assessoria de Comunicação, a Sesau informou que, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, está sendo elaborado o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio, organizado pelo Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio, efetivado em janeiro deste ano.
Durante o Seminário Seminário de Prevenção ao Suicídio e Construção de Rede de Cuidados em Alagoas, ocorrido na sexta-feira passada, dia 13, a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Monique Cardoso, disse que o plano deve ser apresentado no próximo mês de outubro.
Uma carta de recomendações endereçada ao secretário de Saúde, Alexandre Ayres, resultou deste seminário, realizado pela Assembleia Legislativa, por meio de três comissões da Casa (Direitos Humanos e Segurança Pública; da Criança e Adolescente, Família e Direitos da Mulher; e a de Saúde e Seguridade Social).
A ampliação da Rede de Atenção Psicossocial; a necessidade do cofinanciamento, por parte do Estado, para a rede de atenção psicossocial; e a qualificação de professores e profissionais da atenção básica para que realizem o atendimento de forma interdisciplinar, identificando os fatores de risco e realizando a abordagem apropriada, são algumas das recomendações contidas no documento.
Cavida: (82) 98879-2710. Centro de Valorização da Vida (CVV): 188.