Conforme os princípios da LEI Nº 13.188, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, vem a público esclarecer as afirmações feitas por este blog, divulgadas na noite desta quinta-feira (15), dando conta de que uma de nossas patrulhas teria cometido crime de racismo contra um jovem na Praça do Skate, localizada no bairro Ponta Verde, em Maceió. 
Portanto, esclarecemos que nossos agentes dirigiram-se até o local supracitado em virtude de um acionamento feito via CIOSP, informando que populares que transitavam pela região haviam realizado denúncia de que um grupo de jovens estava praticando “arrastões” pela área. Ao chegar à praça, os agentes encontraram o jovem que, machucado, alegou ter sido agredido por colegas com quem estaria jogando bola, depois de os mesmos causarem tumulto no local e fugirem levando, inclusive, um boné de sua propriedade, além de pertences de outros populares. 
Com a ocorrência já em andamento, familiares do jovem chegaram ao local e, em virtude de mal entendido, a mãe do mesmo chegou a acusar os populares de racismo, acreditando que ele havia sido detido sob suspeita de integrar o bando. 
Em nenhum momento, no entanto, nossos agentes detiveram o jovem ou o acusaram de participar de qualquer atitude criminosa. Em depoimento, inclusive, a mãe do jovem negou que tenha acusado os agentes do Programa Ronda no Bairro de qualquer tipo de atitude criminosa, assim como foi negado pelo jovem qualquer agressão por parte dos nossos agentes de proximidade.
Assim sendo, o Ronda no Bairro esclarece o mal-entendido e reitera o seu compromisso com o respeito a todos os cidadãos e o combate a todos os tipos de violência.
Atenciosamente,
 

Entenda o caso:https://www.cadaminuto.com.br/noticia/344078/2019/08/15/policiais-da-ronda-do-bairro-acusam-filho-de-policial-civil-de-roubo-com-um-detalhe-nao-havia-vitima-nem-provas#