Os professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas enviaram uma nota manifestando solidariedade aos jornalistas demitidos pelo Pajuçara Sistema de Comunicação - PSCom.
As demissões aconteceram nessa segunda (05) e terça (06) pouco mais de um mês após o encerramento da greve dos jornalistas do estado de Alagoas, motivada pela proposta das empresas de comunicação de reduzir o piso salarial da categoria.
Confira a nota abaixo:
O PSCom se junta, dessa maneira, à Organização Arnon de Mello, perseguindo os profissionais que se opuseram à perda de suas garantias trabalhistas e à retirada de direitos. Nesse sentido, repudiamos veementemente as demissões desses profissionais.
Vale lembrar que o jornalismo brasileiro atravessa tempos sombrios e que os profissionais de imprensa, juntamente com os professores do ensino público, foram escolhidos como inimigos do país pelo governo autoritário e truculento, que ora ocupa o Palácio do Planalto.
Não bastassem as demissões, o PSCom anuncia o fim de seu telejornal diário, Pajuçara Noite, privando a sociedade alagoana de relevante e reconhecida produção jornalística, reduzindo ainda mais a diversidade de informações na TV alagoana.
As demissões em massa compreendem, assim, mecanismo extremamente perverso não só contra os profissionais que perderam seus postos de trabalho, como também contra o exercício qualificado e amplo do jornalismo, elemento fundamental na preservação dos direitos humanos e da democracia.
Maceió, 06 de agosto de 2019.
JÚLIO ARANTES AZEVEDO
LÍDIA MARIA MARINHO DA PUREZA RAMIRES
JANAYNA DA SILVA ÁVILA
CARLOS ALBERTO SARMENTO CAVALCANTI DE GUSMÃO
RONALDO BISPO DOS SANTOS
MAGNÓLIA REJANE ANDRADE DOS SANTOS
MÉRCIA SYLVIANNE RODRIGUES PIMENTEL
RUY MATOS E FERREIRA
RICARDO COELHO DE BARROS