O nome é Michael tem 20 anos e mora em uma das periferias distantes de Maceió onde as ruas estreitas dialogam com a flagrante descaso do poder público. 
Falta tudo n região,  e no inverno sobra muita lama que empoça caminhos e sonhos,  dificultando a circulação e ascensão de pessoas.
Ele é um menino valente e  vende cremosinho nos ônibus de Maceió, capital de Alagoas e conta: "Tive que parar os estudos para trabalhar. Vendo cremosinho (é um sorvete de iogurte), nos ônibus, nessa caixa de isopor. Se eu sei o que é racismo? Claro, tenho essa  experiência todos os dias. Tem  gente que esconde a bolsa quando me aproximo. Polícia que me revista toda hora. Pessoas que se afastam quando sento ao lado delas no banco do ônibus.Eu vendo cremosinho nos ônibus para dar conta de pagar as coisas que preciso. Sobrevivência.E ser preto, minha senhora, não é facil, não. A gente tem que resistir  todo dia a vontade de revidar fisicamente a violência do racismo.'
Na terça-feira, Michel deu uma pausa no trabalho. Colocou a caixa de isopor de lado e  participou do  Xirê com Poesia , uma roda de diálogo aberto  sob a temática: “Eu, jovem preto@, resisto e insisto”,ação dinamizadora do “Odo-Concurso Preto de Poesia para Jovens da Periferia”, que aconteceu no Lotemento Bela Vista, no Conjunto Benedito Bentes, parte alta de Maceió e , também se inscreveu no  “Odo-Concurso Preto de Poesia para Jovens da Periferia”.
Ele é um jovem preto da periferia que faz poesia. Resiste e insiste.
E você já se inscreveu?
Odo-Concurso  Preto de Poesia para Jovens  da Periferia.
O que é?  
O concurso tem como objetivo principal afirmar os espaços periféricos,como produtores de uma cultura de resistência ,apropriação da identidade negra e divulgar produções literárias (poesias) das jovens vozes pretas das periferias alagoanas.
Qual o tema: 
“Eu, jovem pret@, resisto e insisto” 
Para quem? 
 Podem participar jovens pret@s, orador@s das periferias alagoanas,de 14 a 21 anos.
Como será?
O Concurso Preto de Poesia para Jovens  da Periferia  terá duas categorias de 14 a 17 anos e 18 e 21 anos. Os 1º,2º,3º lugares por categorias terão premiação em dinheiro.
Serão escolhidos 30 poemas que  farão parte da antologia Odo- O  Livro Preto de Poesias. 
Como se inscrever?
98827-3656 (whatsapp)
Para maiores informações sobre o regulamento e inscrições acesselink:www.abre.ai/concursopretodapoesia