O Egito têm sido um dos destinos mais procurados por brasileiros. Isso porque o país carrega uma carga histórica que mexe muito com o imaginário das pessoas, afinal quem não quer ver de pertinho tudo que estudou e ouviu falar sobre história, não é mesmo? Como sabemos dessa grande paixão dos brasileiros decidimos então trazer algumas dicas para que a sua Viagem para o Egito seja como você sempre sonhou afinal um viajante preparado vale por dois.

Vamos então às nossas dicas:

1- Quando não viajar 

Como todos sabem o clima no Egito é desértico e, como tal, tem apenas duas estações diferentes: o inverno, que vai desde o mês de novembro até abril, e o verão que se estende desde maio até o mês de outubro. A estação de calor é realmente quente no país e extremamente seca também. Durante o inverno e com exceção da costa do Mediterrâneo, que costuma receber razoáveis chuvas, o resto do Egito raramente vê sequer uma gota de água caindo do céu. Ao sul da capital é comum que se passem anos sem chuvas e é exatamente por lá que são encontradas as principais atrações turísticas como as cidades de Luxor, Assuã e também Abu Simbel.

Os guias locais contam que a temperatura não costuma passar os 40° C mas, a sensação térmica se agrava durante o verão com o clima seco e a presença do vento típico de deserto – o qual desencadeia as famosas tempestades de areia. Em dias como esses ninguém costuma sair de suas casas até o fim da tarde porque o calor é realmente insuportável. Então, evite viajar de maio até outubro para que você consiga desfrutar dos passeios sem cozinhar no deserto, literalmente.

 

2- Tenha sempre um trocado no bolso

A economia arruinada do Egito acabou levando muitas pessoas à miséria e, por isso, eles acabam vendo os turistas como uma grande fonte de renda. Então é comum que todos os egípcios esperem de você, turista, uma gorjeta pelos serviços prestados por eles. O rapaz que te deu informação na rua, o que tirou uma foto para você, o garçom que te serviu, o taxista que fez a sua corrida, o cara do camelo, o carregador de malas e todos os demais esperam que você os agradeça com uma gorjeta. Por isso é importante ter sempre um trocado no bolso para não passar por nenhuma situação constrangedora ou embaraçosa. Hoje em dia alguns estabelecimentos já proibem essa prática por parte dos seus funcionários mas, como já dissemos, um viajante preparado vale por dois.

3- Cuidado com a sua vestimenta 

Como todos devem saber a maioria dos egípcios são da religião muçulmana que é muito rigorosa com o decoro, principalmente em relação às mulheres. É possível ver isso claramente nas roupas usadas no Egito. Fora da capital é comum que os homens usem as famosas e típicas túnicas árabes e as mulheres por sua vez usem abeya, algumas usam o niqab – aquele que deixa somente os olhos a mostra. Já no Cairo é mais comum ver as pessoas seguindo a moda ocidental com as mulheres usando calças e blusas longas e cobrindo o cabelo com a ajuda de um lenço. Então se você quer fazer passeios tranquilos, sem chamar a atenção

e aproveitando ao máximo evite trajes curtos e justos ao corpo assim como as roupas decotadas e também com os ombros de fora, respeite a cultura local.

Sempre opte por usar roupas modestas, e quando for visitar qualquer mesquita deve-se usar roupas abaixo do joelho, que cubram os braços e um lenço para os cabelos. Já nas zonas mais turísticas, principalmente nas praias de Sharm e Hurghada, os viajantes ficam bem a vontades.

Essas foram apenas algumas das dicas mais importantes para que você desfrute da sua viagem ao Egito sem grandes problemas. Então planeje bem a sua viagem, pesquise sobre a cultura local, os costumes, as comidas típicas e tudo mais que você conseguir descobrir pela internet antes de embarcar no voô. Assim, com certeza você irá conseguir tirar o maior proveito dessa experiência única e inesquecível.

Imagens cedidas pela Memphis Tours