Com assessoria
Embora um tanto silenciosa, a produção cinematográfica em Alagoas tem resultado em grandes trabalhos (mais conhecidos no próprio meio do que pelo grande público, diga-se). Iniciativas como a Mostra NAVI, que acontecerá nos próximos dias 31 de maio e 01 de junho, no Sesc Arapiraca, são uma oportunidade de assistir aos filmes, gratuitamente, e ainda poder bater um papo com seus produtores.
Nesta edição, nomes arapiraquenses premiados, como os dos cineastas Rafhael Barbosa, Leandro Alves e Wagno Godez, que já são referência no universo do audiovisual, voltam a ser destaque, juntamente com novos aficionados pela arte cinematográfica. Dentre os filmes que serão exibidos, estão “Besta-Fera”, de Wagno Godez; “Nas Quebradas do Boi”, de Igor Machado; “O Homem das Coisas”, uma realização do projeto NAVI nas Comunidades, contemplado pelo edital a ALGÁS, e “À Margem”, do estreante Tarcísio Ferreira.
Além das exibições, a mostra contará com a presença dos realizadores para um bate-papo após o final de cada sessão.
Mostra NAVI
A MOSTRA NAVI teve sua primeira edição em 2017 e contou com um público de mais de 200 pessoas, mostrando o potencial do cinema arapiraquense. Em sua segunda edição (2018), já com a parceria do Sesc, por meio do Projeto Arte em Circuito, a mostra teve em sua programação os filmes vencedores da VIII MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO e a estreia do filme AVALANCHE, de Leandro Alves, e dos dois filmes realizados nas oficinas de formação do NAVI: Leve A’mar e Serrote. Foi provado que a cena audiovisual de Arapiraca começou a se construir de maneira atuante, com a perspectiva de um futuro produtivo, com capacidade de contribuir para o fortalecimento da identidade cultural do município.
NAVI
O Núcleo do audiovisual de Arapiraca – NAVI é um projeto da AAMA – Associação dos Artistas da Massaranduba tem como objetivo desenvolver ações de formação, fomento, produção, difusão e circulação do audiovisual no município de Arapiraca, na perspectiva da economia criativa e da transformação social a partir da formação de jovens.
PROJETO ARTE EM CIRCUITO
O Projeto Arte em Circuito tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à programação cultural, bem como desenvolver o processo de formação de público e do fazer artístico, cujos saberes e a diversidade sejam valorizados e haja oportunidade de uma aprendizagem contínua para os participantes.
PROGRAMAÇÃO
III MOSTRA NAVI
31 DE MAIO – SEXTA-FEIRA
O poeta do barro vermelho
Animação / Livre / 2019
Direção: Matheus Nobre
Neste sarau animado, o ativista ambiental Toinho Pescador conta, através de seus próprios versos, um pouco de sua história e de sua cidade, ambas fortemente ligadas ao Rio São Francisco. Através de suas percepções do quê e de como as coisas mudaram, vemos um contraste entre passado e presente e somos alertados sobre os desafios que o rio encara nos dias de hoje e de como todo o ecossistema é afetado.
A feijoada de Vovó Maria Conga
Documentário / 20 min / Livre / 2018
Direção: Rafhael Barbosa e Werner Salles
À Margem
Documentário / 15 min / Livre/ 2019
Direção: Tarcísio Ferreira
Hoje cercado por condomínios de alto padrão e bairros planejados, o Lago da Perucaba, localizado na periferia de Arapiraca – AL, abriga uma pequena vila de pescadores que resiste a investidas e sabotagens da especulação imobiliária devido à sua localização. Estigmatizada como lugar desabitado e inutilizado, a vila agora serve de apoio para pesca e sobrevivência de diversas famílias depois da evasão da maioria de seus moradores.
Nas Quebradas Do Boi
Documentário / 20 min / Livre / 2019
Direção: Igor Machado
01 DE JUNHO – SÁBADO
Parteiras
Documentário / 24 min / Livre / 2018
Direção: Arilene Castro
Projeto Raízes do saber: Valorização da pessoa idosa do campo de Alagoas.
Coração Sem Freio
Ficção / 08 min / Livre / 2018
Direção: Cris da Silva e Hallana Lamenha
Débora não tem freio no coração.
O Homem das Coisas
Documentário / 13 min / Livre / 2018
Direção: Coletiva
Seu Edvaldo gosta de coisas velhas. Documentário realizado por alunos da Comunidade Rural Bananeiras em Arapiraca/AL, através do Projeto NAVI NAS COMUNIDADES.
Besta-Fera
Ficção / 22 min / 12 anos / 2018
Direção: Wagno Godez
Final do século XIX, Isolados no sertão alagoano, mãe e filho acolhem um homem desconhecido e ferido em casa, fato que muda os rumos de suas vidas.
SERVIÇO
III MOSTRA NAVI
Local: Teatro Hermeto Pascoal – Sesc Arapiraca (Rua Manoel Cazuza, S/N, Santa Edwiges, Arapiraca/AL)
Data: 31 de maio e 01 de junho de 2019
Horário: 19h
ENTRADA FRANCA.