Como parte da agenda de trabalho em Alagoas, o advogado Vanderlei Lourenço,presidente da Fundação Cultural Palmares recebeu na manhã da terça-feira, 21/03, no escritório da Fundação Cultural Palmares, em Alagoas, a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros e o sociólogo e escritor, Carlos Martins.
Na abertura da conversa, Arísia Barros falou sobre o IX Festival Alagoano das Palavras Pretas, que acontece dia 24 de maio visando a valorização da literatura negra e de jovens literat@s pret@s e periféricos, e apresentou,ainda os novos projetos do Instituto Raízesde Áfricas, visibilizando a juventude negra.
Vanderlei parabenizou a ação e ampliando a conversa,com a participação do sociólogo Carlos Martins falou que tem como meta de gestão as ações de empreendedorismo. Ações que criem oportunidades para a ocupação afirmativa dos muitos espaços, pela juventude negra. Ações que potencializem a vocação das comunidades quilombolas visando a autossuficiência, criando meios estratégicos para a auto sustentabilidade-completou.
O sociólogo,Carlos Martins fez pontuações analíticas sobre as muitas sequelas provocadas pelo racismo e ratificando os posicionamentos de Vanderlei falou sobre sua experiência no governo do estado de Alagoas, tendo como objeto o microcrédito.
Encerrando o encontro que serviu para reafirmar parcerias entre a Palmares e lideranças do estado, Vanderlei Lourenço,o presidente da FCP reafirmou sua postura de " que é imprescíndivel escutar as muitas e diferentes visões das diversas,múltiplas entidades do movimento negro da terra de Palmares, buscando assim agregar valor à causa que é comum: o combate ao racismo."