A Conferência Livre de Saúde sob o tema:"Democracia-Saúde &Ubuntu-Movimentando ideias pelo Respeito à Saúde na Prisão", no Presídio Santa Luzia em Maceió,AL juntou umas gentes bem participativas.
Idealizada pelo Instituto Raízes de Áfricas, e com o apoio agregador de Marcos Sérgio, gestor da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social ,a conferência marca um fato inédito foi organizada em um prazo recorde de 3 dias , e com um final de semana no meio. A vontade de fazer desburocratizou todo processo , porque contou com a habilidade e o compromisso da equipe de Marcos Sérgio que fez acontecer.
E aconteceu.
A conferência foi um palco espaço privilegiado de fala e escuta . As reeducandas protagonizaram a discussão, rascunharam em papel 40 quilos, sobre ações de saúde necessárias para mulheres no sistema penitenciário.
Com um público de 75 pessoas foi uma ação coletiva, aquela coisa de "ninguém solta a mão de ninguém". A SESAU estava lá levando conhecimento, o Projeto de extensão comunitário do CESMAC deu grande contributo na orientação dos grupos de trabalho e o Conselho Estadual de Saúde legitimou a ação.
Veraleide Nazaré , da AABB Comunidade levou dinâmica, ludicidade, afetos e lágrimas que lavaram olhos e alma de mulheres aprisionadas.
E, com a intervenção de Veraleide as reeducandas , bem mais do que palavras bordaram voos de liberdade.
"Precisamos de mais ações como essas para a gente não ficar pensando besteira, ou não se sentir tão triste"- disse uma reenducanda.
Foi uma roda de conversa, que desvelou vivências e reafirmou o diálogo com a escolha de 4 reeducandas para representarem, como delegadas-suplentes, o presídio Santa Luzia na Conferencia Estadual de Saúde .
Essa foi a melhor conferência livre que participei- disse o conselheiro Cícero Vieira do Conselho Estadual de Educação.
O Instituto Raízes de Áfricas tem a certeza de missão cumprida!

Raízes da África