Na tarde da terça-feira,07/05 Laurita Mourão, ex-funcionária do Itamaraty, recepcionou em seu apartamento na Avenida Atlântica, em Copacabana, o presidente da Fundação Cultural Palmares, o advogado, Vanderlei Lourenço.

A ação articulada pelo Instituto Raízes de Áfricas contou com a participação de Arísia Barros, coordenadora do Instituto,o cineasta  Carlos Asbeg e a assessora da Fundação Cultural Palmares, Carol Petitinga.

Durante o almoço, regado por  muitas conversas e reminiscências históricas, Laurita falou sobre seus caminhos na vida política, livros lançados, dentre eles, “À Mesa do Jantar”, de 1979.

E aproveitou a ocasião da presença do presidente da FCP para falar sobre a construção do marco negro histórico em Alagoas, ou  Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga em Alagoas, inaugurado em 2007, a partir do  envolvimento de Patrícia Mourão, sua filha..

Segundo, Vanderlei Lourenço  a construção do  Parque  fez o diferencial na história negra, em Alagoas, e nos traz a compreensão da afro-brasilidade, desde a participação dos povos ancestrais à interpretação contemporânea da liberdade humana.

Afirmou, também,  que conhecer   Laurita Mourão é   vivenciar o poder das mulheres que fizeram a ocupação dos espaços sociais e escreveram história.

Vanderlei Loureço está em agenda oficial no Rio de Janeiro