O deputado Cabo Bebeto (PSL) disse ao Blog que ainda desconhece o projeto de lei que trata das promoções da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, anunciado por Renan Filho (MDB), via redes sociais, na semana passada.
Nos vídeos, o governador disse que as alterações na Lei de Promoções foram combinadas com a corporação.
“Não recebi o projeto, não fui chamado para discuti-lo e nem conheço nenhum colega, nenhum policial militar, que tenha participado das discussões, mas talvez as associações tenham participado...”, disse o parlamentar, acrescentando que está aguardando o envio da matéria para a Assembleia Legislativa, conforme anunciado por Renan Filho.
Mudanças
A propósito do tema, no dia 30 de abril o deputado protocolou, na Casa de Tavares Bastos, uma proposta alterando algumas das regras para ingresso na carreira militar, tornando obrigatória a apresentação de exame toxicológico durante o concurso - e para fins de promoção - e a comprovação de sanidade mental, por exemplo.
Pelo projeto, o militar deve informar ao seu superior imediato sobre o envolvimento em problemas que sejam lesivos ao bom cumprimento do serviço desempenhado (alcoolismo, enfermidade psíquica, grave problema de ordem pessoal, toxicodependência, etc.).
A proposta prevê ainda que sejam submetidos à avaliação psicológica os militares que participarem de ocorrências que resultem em confronto armado, morte e acidentes de serviço com vítimas.
O parlamentar justifica que as mudanças são fundamentais, devido à natureza do trabalho desempenhado por policiais e bombeiros militares.