Estive com João Lessa, o atual secretário da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social, em Alagoas.
Foi uma conversa objetiva, pragmática, proativa.
João é assim vai direto ao ponto: Sim. Como posso ajudar?
E eu, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, dona de  longos e detalhistas debates,  me fiz concisão, ao  lançar quatro pontos de intereses coletivos.
Após escutar,atentamente o  novo secretário disse: "Podemos viabilizar esforços para atender  estas duas questões, as outras duas, já estão na alçada da SEADS."
O  cenário  preocupante do  suicidio, que em Alagoas,  que vem se tornando uma epidemia silenciosa foi uma das questões levantadas.  Como militante em atuação informamos sobre o alto indice  de mortes na 7ª região de saúde, dentre elas, Arapiraca ( terra natal do secretário) , maior do que  a média nacional. 
Mencionamos a aprovação pelo senado do Plano Nacional de  de Prevenção a AutoMutilação e Suicidio , cujo autor é o atual Ministro da Cidadania, Osmar Terra e sugerimos o convite ao ministro  para trazer o  debate  a Alagoas,  sobre o Plano Nacional, criando assim possibilidades  reais de ação e espaços para discussões cientificas  sobre as mortes auto provocadas. 
Diligente ,o gestor  afirmou da relevância do tema e garantiu :- Vou a Brasília na próxima semana e levarei para o ministro essa demanda, que é de grande  importância social.
Antes do encerramento da conversa aconselhou: "Se quiser falar comigo não mande whatsapp, ligue direto." E me passou o número do celular.
Essa primeira conversa com João Lessa, o secretário da SEADS  foi extremamente produtiva,respeitosa e positiva. A afirmação de uma grande parceria.
Obrigada, João!