Em reunião acontecida no gabinete da Secretaria de Estado da Saúde ,na quarta-feira, 03/04, a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, se reuniu com o gestor da pasta, Alexandre Ayres.
O objetivo da reunião foi garantir a solução de continuidade, com ações eficazes e efetivas no processo, já em andamento, para criação do Plano Estadual de Prevenção ao Suicidio.
Por sugestão do secretário da época, Christian Teixeira, em maio de 2018, o Instituto Raízes de Áfricas apresentou à equipe da Superintendência de Atenção à Saúde ( saúde mental) a proposta de elaboração de um plano de assistência e de cuidados no âmbito da saúde pública, ou a criação do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio, em parceria com diversos órgãos governamentais e sociedade civil.
A proposta foi muito bem recebida.
Depois de ouvir números substantivos em relação a temática, Alexandre Ayres colocou-se a disposição, e afirmou que, após reuniões internas,convidará o Instituto para discutir soluções possíveis e céleres para o andamento do projeto.
É urgente que o Estado de Alagoas siga a orientação da Organização Mundial da Saúde que incentiva que todos os entes federados entrem no debate, com tomadas de posição.
Mirian Soares, integrante do Instituto Raízes de Áfricas se fez presente na reunião.