Depois de comandar a audiência pública que discutiu a situação do bairro Pinheiro, em Maceió, durante toda a quinta-feira passada (21), o senador Rodrigo Cunha (PSDB) leva agora para o Senado outra discussão envolvendo Alagoas: a existência de faculdades irregulares que lesaram milhares de estudantes, no que ficou conhecido como o “golpe do diploma”.

A audiência acontece nesta terça-feira (26), na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle da Defesa do Consumidor do Senado, presidida pelo alagoano.

Conforme divulgado pela Agência Senado, foram convidados para o encontro representantes da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed); Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup); Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância (ABE-EAD); Ministérios da Educação e da Justiça; Movimento Diploma Legal, entre outros.

Os interessados podem participar da audiência com comentários ou perguntas, por meio do portal e-Cidadania e do Alô Senado.

CPI

Na sexta-feira passada (22), a Assembleia Legislativa de Alagoas discutiu, em sessão especial proposta pelo deputado estadual Marcelo Beltrão (MDB) a existência das faculdades fantasmas. Ele adiantou que a Casa deve instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o golpe que vitimou milhares de alunos no estado.

Já o Ministério Público Estadual de Alagoas ajuizou uma ação civil pública contra cinco instituições de ensino superior envolvidas no caso e requereu o bloqueio de bens das empresas no valor de R$ 5 milhões.

Finalmente parece que o cerco está se fechando.