Recebendo nota B, de Gestão Efetiva, Teotônio Vilela se destacou dentre os 102 municípios avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. A nota geral do município, numa pontuação de 0 a 100 foi 69,23. Os destaques de Teotônio Vilela foram nas áreas de Educação 94,00, Saúde 92,00 e Proteção das Cidades 85,00, referente ao exercício de 2017.
A Controladoria Geral do Município acompanhou todo processo de obtenção de informações, orientando todas as secretarias e os departamentos envolvidos a responder de forma direta e legal às questões propostas no Índice de Efetividade de Gestão Municipal - IEGM. Todos os municípios de Alagoas foram notificados pelo Tribunal de Contas de Alagoas – TCE/AL para participar da formação deste indicador por meio de informações prestadas pela própria administração.
“Estamos felizes com os resultados obtidos. Estamos trabalhando muito para efetivar a gestão pública do nosso município. Este é um compromisso com a nossa cidade. Na próxima avaliação do IEGM nossa meta é receber e se manter nota “A”, enfatiza a Controladora Geral do Município Dra. Yasmin Stephanie S. Araújo.
O índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM – é uma ferramenta de diagnóstico que visa avaliar a efetividade da gestão administrativa dos Municípios. Ele é composto por sete indicadores envolvendo boas práticas nas temáticas que vão de: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção das Cidades a Governança da Tecnologia da Informação.
O IEGM avalia os municípios por cinco faixas de resultados: A (Altamente efetiva), B+ (Muito efetiva), B (Efetiva), C+ (Em fase de adequação) e C (Baixo nível de adequação). Elas são definidas em função da consolidação das notas obtidas nos indicadores.
O resultado pode ser conferido no endereço eletrônico do TCE/AL.