Diversas lideranças negras da região Nordeste e sudeste, participaram em Vitória do Espírito Santo da 1ª reunião Interestadual de Lideranças Negras visando a discussão e construção de estratégias de combate ao racismo estrutural.
Fundador do Centro de Estudos da Cultura Negra/ES, Luiz Carlos Oliveira é um dos organizadores da reunião e diz: “a reunião propositiva discute demandas estruturais e estruturantes, a partir das escuta e de diálogos regionais comprometidos com a defesa da manutenção das conquistas negras dos últimos anos (2000 a 2018).
Essa discussão perpassa pela autonomia e princípios na perspectiva de alcançar impactos e alterações nas estruturas sociais, como enfrentamento ao racismo institucional e estrutural, que tem como conseqüências as violências sofridas secularmente e na atualidade com ameaças, perda de terras e mortes de indígenas, e a continuidade do genocídio do povo negro com o extermínio da juventude negra”- acrescenta Oliveira.
Os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas representaram as regiões Sudeste e Nordeste na atividade.
O Instituto Raízes de Áfricas, com o apoio do Governo do Estado (SEFAZ), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e deputado federal, Paulão, representou o movimento negro de Alagoas nas discussões.
Diversos segmentos dentre eles representantes de municípios capixabas, ativistas, militantes, estudiosos fizeram participaram ativamente de diversas deliberações.
Segundo Crislayne Zeferina representante do Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (FEJUNES):”É muito importante a participação do FEJUNES na atividade para que possamos dialogar com outras gerações e trocar ideais, porque o racismo estrutural inibe a formação da criticidade social e entre pret@s.”
Amauri Mendes Pereira, doutor em História, do Rio de Janeiro sintetiza : “Nos anos 70 fizemos um levante negro e hoje não sabemos o que fazer e essa reunião que junta gente nos desperta para necessidade da criação de uma base social negra”.
Inúmeras demandas foram discutidas e relacionadas e todo resultado da reunião será tema da Carta de Vitória.
Muito brevemente a Carta de Vitória será lançada ao público