Conheci José Carlos Lyra faz bem uns 15 anos, e o olhar no entorno do tempo fala de uma parceria, sublinhada  pelos vínculos de afeto e confiança.

Desde que o conheci, vi no Dr. Zé ( como é chamado pelos funcionários da Casa da Indústria)  um  homem  apaixonado pelo trabalho, vestido de discrição, avesso aos holofotes

Em nossa primeira reunião travamos um diálogo franco de busca e reconhecimento sobre o tema norteador que me  levou ali: a busca de  apoio às políticas estruturais e estruturantes visando a desconstrução do racismo. Foram horas de conversas elásticas e depois me segredou  que foi a primeira vez que tinha se debruçado sobre o tema , em seguida perguntou como poderia ajudar. Eu disse.

E como um ponto de equilíbrio, topou o desafio  e se tornou um amigo da causa. Um apoiador com espírito crítico e acurado.

A  importância do Dr. José Carlos Lyra em Alagoas  extrapola o campo da economia,  é significativo na aposta de potenciais humanos. A ação do gestor estabeleceu a criação de oportunidades para muitas das gentes vulneráveis das Alagoas.

Como o Programa ViraVida  que é um dos exemplos bem sucedido de como a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida de adolescentes e jovens, em sua maioria pobres,pret@s das periferias, bolsões de pobreza. O programa, criado em 2008 resgata a dignidade de meninos e meninas, com idade entre 16 e 21 anos, que sofreram abusos sexuais. Os cursos realizados combinam formação profissional e educação básica, além de atendimento psicossocial, médico e odontológico.

Sua gestão frente à pasta aprofunda a percepção de que ações, como estas, podem ser transformadoras para vida de muita gente, aprofundado assim o diálogo com diferentes segmentos sociais.

E por conta do diálogo das lutas que se encontram, recebemos juntos, em 2009, da Câmara Municipal de Maceió, a outorga da Comenda  Zumbi dos Palmares.

Em 2018, o Instituto Raízes de Áfricas indicou seu nome  para o recebimento da  Comenda Tavares Bastos, na Assembléia Legislativa de Alagoas, maior honraria da Casa.

Na hora do discurso, Dr. José Carlos Lyra foi às lágrimas.

É um parceiro agregador que vibra positivamente para que nossa construção como ativista preta dê certo e, agora,  a gente abre parênteses, para afirmar que nossa recíproca é muitíssimo verdadeira.

Esse é o tempo de celebrar a confiança e o apoio para  quem , ao longo destes 15 anos, não desistiu de trilhar os passos, projetando caminhadas,sempre estando  lado: empatia  e proximidade.

Esse não é um texto que se  limita a falar de parcerias. É sobretudo, sobre amizade.

Obrigada, Dr. José Carlos Lyra.

Que tudo dê certo, amigo!