Em sua conta no Twitter, o deputado federal Paulão, do PT de Alagoas, criticou o silêncio do Ministério Público em relação a medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), retirando do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) a atribuição de propor ao Executivo as diretrizes da política e do plano nacional de segurança alimentar e nutricional.
“A extinção do Consea é um crime contra a população pobre do Brasil. O que dói é o silêncio do Ministério Público”, escreveu o parlamentar.
Paulão também criticou a extinção do Ministério do Trabalho (MT) pelo novo governo: “Nem a ditadura militar acabou com o Ministério do Trabalho. O Bolsonaro e o Mourão estão fazendo o jogo do rentismo financeiro, e dando o recado ao Trump - fizemos a nossa parte. E iremos continuar batendo continência para a bandeira dos EEUU”.
Conforme as medidas provisórias, a responsabilidade pela política de segurança alimentar ficará a cargo do Ministério da Cidadania e as funções do Trabalho serão distribuídas entre três ministérios.
A extinção do MT já está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).