De 26 a 30 de novembro, a primeira exposição cultural das crianças da reabilitação intelectual da ADEFAL – Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, reúne a arte de crianças e suas famílias assistidas pela instituição, visando estabelecer pontes de diálogo para discutir a questão do pertencimento , a partir da ótica da Consciência Negra.
Como as crianças negras deficientes vivenciam sua negritude. E as não negras como percebem a questão racial?
Idealizada pela fonoaudióloga carioca Viviane Andrade , em parceria permanente com a equipe do setor de reabilitação intelectual da Adefal, a proposta foi avaliada , após meses de intervenção terapêutica de linguagem onde se visou estimular habilidades dialógicas e de narrativa com grupos de pacientes portadores de deficiência intelectual.
Observou-se que a temática consciência negra não gerava conteúdo narrativo entre as crianças, pois simplesmente, as crianças tinham conhecimento de suas origens, e nem acesso à estas informações em seus ambientes sociais , gerando assim a falta de pertencimento e identidade negra ,em sua maioria.
Segundo Viviane Andrade: “A expectativa é que consigamos ampliar, para além desta mostra cultural o autoconhecimento, a criticidade e o respeito entre todos os envolvidos, independente de raça/ etnia. Esta iniciativa é uma produção independente interna que conta com o apoio da instituição e realização dos terapeutas do setor de deficiência intelectual, coordenação deste setor e administrativo.”