O senador Renan Calheiros (MDB) questionou, via redes sociais, o anúncio feito nesta segunda-feira (26), pelo futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, de que a pasta terá uma Secretaria de Operações Policiais Integradas, a ser criada por meio de medida provisória e decreto.
Calheiros se disse preocupado com a criação de “secretarias nacionais para delegados” (o indicado para comandar a secretaria é o ex-superintendente da PF no Paraná, delegado Rosalvo Franco) por MP ou Decreto Regulamentar, sem conversar com o Legislativo.
“Decreto, só quando a MP vira lei. Decreto Regulamentador sem lei é Decreto-lei! Só para lembrar, o Brasil, pelo Congresso Nacional, foi quem mais avançou no combate à corrupção e organizações criminosas”, escreveu o senador, que deixou o hospital e se recupera em casa de uma pneumonia.
Em entrevistas à imprensa, Moro destacou que a nova secretaria visa integrar os trabalhos das polícias estaduais e federal, no combate aos “muitos grupos criminosos que transcendem as fronteiras estaduais”.