Durante o segundo turno conversas em torno do tema somaram cerca de 8 milhões de tuítes no mundo. De acordo com a rede social de 0h às 20h de domingo (28) os temas mais comentados no Twitter foram Direitos Civis, Corrupção, Segurança, Educação e Economia.

No geral as conversas a respeito do dia da votação somaram 7,7 milhões de Tweets no mundo, o volume é considerado 83% maior do que o dia de votação do segundo turno das eleições de 2014.

Assim como o Twitter, outros aplicativos de mensagem, como o WhatsApp  tiveram um papel determinante durante o período eleitoral de 2018. Muitos especialistas definem o WhatsApp como sendo o maior disseminador de boatos conseguindo assim esvaziar o poder do debate político.

Se em 2014, o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão ainda tinha papel importante na decisão do voto em 2018 a popularização dos Smartphones e de aplicativos fizeram com que os eleitores e políticos migrassem suas estratégias de comunicação para plataformas digitais.

Todos os núcleos de vida sociais se tornaram cabos eleitorais engajados, compartilhando inúmeras mensagens por dia, por vezes falsas como foi atestado na avaliação de 347 grupos de WhatsApp feita pelos professores Pablo Ortellado (USP), Fabrício Benvenuto (UFMG) e a Agência Lupa de checagem de fatos. O estudo demonstra que apenas 8% dos conteúdos compartilhados podiam ser classificados como verdadeiros.

 

*Estagiária sob supervisão da editoria