O caso do Museu Nacional do Rio de Janeiro acendeu um alerta para os gestores dos estados do país. Uma nota enviada pela Secretaria de Estado da Cultura na manhã desta terça-feira (04) afirmou que é responsável pelos equipamentos dos equipamentos do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e Memorial à República.

Ainda em nota, a Secult afirmou que o a manutenção dos equipamentos é realizada à medida que os gestores dos espaços demandam solicitações para a Secult, que faz os devidos procedimentos. Anualmente, o Estado tem uma despesa de manutenção de seus espaços museológicos de aproximadamente R$ 180 mil.

Atualmente, segundo a Secult, o Mupa passa por um processo de reparo e revitalização em sua parte interna e como forma de capacitar e dialogar com gestores de museus de Alagoas, a Secretaria promoveu recentemente o II Encontro Alagoano de Museus.

A secretaria disse que o Governo tem dado todo o apoio e suporte para estes equipamentos culturais e que possui Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico de todos os equipamentos museais da Secult, encaminhado para o Corpo de Bombeiros.