Em um encontro ocorrido no gabinete do senador Renan Calheiros, dia 14 de agosto, entre a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas e o deputado estadual, Ronaldo Medeiros, o tema suicídio veio à tona, quando o parlamentar asseverou para Arísia Barros ser leitor assíduo do blog raízes da africa e que estava acompanhando com grande preocupação a temática..

Aproveitando o ensejo a blogueira e  coordenadora solicitou ao deputado a realização de uma Audiência Pública para dar visibilidade a questão.

O deputado garantiu que providências seriam tomadas e o fez.

O suicídio-tema ainda considerado tabu-é um problema de saúde pública, necessitando de políticas públicas que discutam mecanismos para tentar frear o crescente número de casos registrados, em Alagoas, principalmente na 7ª região de saúde.

Segundo um relatório da Secretaria de Estado da Saude-SESAU dados sobre  suicídios apontam a  7ª região de Saúde do Estado de Alagoas, com números preocupantes e importantes de mortes auto-provocadas.

A sétima região de Saúde é a maior de todas de Alagoas, e de uma extrema e vital importância. Comporta 17 municípios e fica na região central do Estado. Tem o município de Arapiraca, como a grande referência para toda esta localidade.

Em Arapiraca as taxas de  mortes por suicídio são altas, acima da média nacional.

A cada 45 minutos, uma pessoa no Brasil comete suicídio

A Audiência Pública com debate sobre prevenção ao suicídio., acontecerá brevemente na Casa Tavares Bastos, em Maceió,AL.