Até esta quarta-feira (22), 18 denúncias eleitorais já haviam sido registradas, em Alagoas, somente por meio do aplicativo Pardal. O sistema disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possibilita o encaminhamento de denúncias relacionadas ao pleito à Justiça e ao Ministério Público Eleitoral.

A maior parte dos registros (50%) é em relação à propaganda eleitoral. Em seguida, compra de voto e uso da máquina pública, com 17% cada.

Maceió lidera o ranking, com 13 denúncias. Os municípios de Jequiá da Praia, Palmeira dos Índios, Porto de Pedras, Quebrangulo e São Miguel dos Campos aparecem com uma denúncia cada.

Por meio da assessoria de Comunicação do TRE/AL, o desembargador Pedro Augusto Mendonça, corregedor regional eleitoral, destacou que, para realizar a denúncia, o cidadão deve tirar uma fotografia ou fazer um vídeo da suposta irregularidade, descrevendo a situação. Também é preciso informar o Estado, município, bairro e o local da ocorrência, com endereço ou ponto de referência.

O aplicativo está disponível na App Store e Google Play. Mais informações: 

app.tre-al.jus.br/pardal/public/instalacao_certificado.jsf