Aconteceu no dia 14 de agosto de 2018, no auditório do Conselho Regional de Psicologia 15ª Região, o encontro sobre prevenção ao suicídio – a construção da linha de cuidado, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Supervisão de Atenção Psicossocial.

O encontro que reuniu coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial e da Atenção Básica dos Municípios, dentre outros profissionais da saúde tinha como base a construção de uma  linha de cuidado.

Presente à mesa de abertura o Sr. José Medeiros Superintendente de Atenção à Saúde falou à cerca da sua experiência sobre  o tema..

Na primeira mesa, Panorama Atual do Suicídio em Alagoas - Construindo o Diálogo na RAPS, coordenada por Berto Gonçalo da Silva, supervisor de Atenção Psicossocial /SESAU, profissionais da saúde fizeram uma amostragem  técnica sobre o panorama do suicídio em Alagoas.

A segunda e última mesa, coordenada pelo Instituto Raízes de Áfricas, único representante do movimento popular presente, teve como tema, a Intersetorialidade das Ações de Cuidado e Prevenção.

Abrindo as falas da mesa, a professora Arísia Barros propôs um abraço coletivo e um minuto de silêncio em nome da  soldada Layse e todos os mortos por suicídio.

A primeira palestrante Verônica de Medeiros Alves, profa. Dra. da Universidade Federal de Alagoas levantou questionamentos: Depois de todos os  levantamentos sobre o problema, quais são as soluções eficazes e eficientes que temos a apresentar para sociedade?

 Já a presidente do Centro de Valorização da Vida, Delza Leite Góes Gitaí afirmou que a prevenção ao suicídio envolve  a escuta de todos os atores sociais e pediu uma salva de palmas para  todos os sobreviventes e para voluntári@s do CVV.

Arnaldo Santos vice-presidente do CAVIDA, sintetizou: É preciso que tenhamos tempo de ouvir as pessoas. Quem sabe assim possamos salvar vidas?