O cardiologista Hemerson Casado Gama é o primeiro portador da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) do país a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, informou sua assessoria de campanha. A candidatura do médico pelo Progressistas foi oficializada ontem, durante convenção realizada no Iate Clube Pajuçara.
Hemerson Casado pretende levar ao Congresso pautas envolvendo o avanço de pesquisas em doenças raras e degenerativas e a melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares.
Ainda por meio da assessoria, o médico explicou que, apesar de ter perdido os movimentos em decorrência da ELA, “isto não o impossibilita de representar a sociedade e responder aos seus anseios”.
“A doença que eu tenho não afeta a minha visão, audição e raciocínio. Afetou a minha fala, mas com o meu computador posso conquistar o mundo. Eu ainda tenho de sobra educação, apoio familiar, honestidade e uma fé inabalável para me sustentar nas horas mais sombrias da vida política”, frisou.
O médio se comunica por meio do programa de computador Tobii, que funciona como um sensor de captação ocular, permitindo a escolha das letras do teclado somente com o movimento dos olhos.