O Blog acredita que o MST é um dos poucos movimentos sociais que cria espaços de vivências e saberes efetivos para que meninos e meninas desfrutem a concretude do que é cidadania política. Máximo respeito.
"O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra realizou nesta semana o primeiro grande encontro das crianças sem terra de todo o país. O parque da cidade ficou repleto de sonhos, brincadeiras, sorrisos e luta, com crianças dos 24 estados onde o MST é organizado.
A construção do Encontro partiu das próprias crianças, que consolidaram sua identidade de “sem terrinha” ao longo da vivência na luta pela terra. Márcia Ramos, da coordenação nacional do Movimento, explica que as próprias crianças criaram este nome: “elas diziam ‘se meu pai é sem terra, então eu sou um sem terrinha'”
O projeto do MST para as crianças se faz presente desde o surgimento do Movimento, que entende os sem terrinha como participantes e protagonistas da construção diária em cada acampamento e assentamento. Essa lógica quebra com a ideia de crianças para o “futuro”, porque as mesmas estão construindo o dia a dia de uma infância saudável e feliz. Nesse sentido, o 1º Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha é o resultado de um processo acumulativo dos Encontros de crianças nos estados e da própria vontade delas em produzir um espaço de trocas, aprendizado e infância.
A educação no MST, assim como a terra, é entendida como um direito. Portanto, cada criança também tem o direito de se formar, ter as escolas do campo garantidas e viver com dignidade e liberdade. Entendendo a educação como um ato de amor que projeta para a liberdade, a pedagogia do Encontro misturava atividades lúdicas e formação com eixos de debates que falavam da vida cotidiana das crianças sem terrinha.
Além da vivência, o Encontro também abordou o direito das crianças, com a entrega de um manifesto construído e produzido pelas crianças e a alimentação saudável, tema da plenária do última dia (26)."
Fotos por: Elitiel Gomes, Juliana Adriano, Juliano Vieira, Luiz Fernando -MST
Leia mais em https://jornalistaslivres.org/1o-encontro-nacional-das-criancas-sem-terrinha-marca-luta-pelos-direitos-da-infancia-no-campo/