A Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

No ano em que comemora seus 70 anos, a SBPC realizará sua Reunião Anual na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, AL, no período de 22 a 28 de julho de 2018, com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”.

O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais, autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país e inúmeros visitantes.

Nessa teremos também a SBPC Afro e Indígena , com conferências, mesas-redondas e oficinas. Uma das oficinas será realizada pelo Instituto Raízes de Áfricas, no dia 25 de julho, das 10h30 às 12h30, na Tenda Afro, no Instituto de Educação Fisica e Esporte (IEFE)

A oficina denominada “O Etnocentrismo e a Invenção d@ Negr@ tem como base de experimentação a referência ao registro escrito da história, ao oficio de historiador@s e o resultado dessa produção cientifica. Uma historiografia na qual a diferença foi transformada em hierarquia, onde o outro foi reduzido a um inferior, categorizado como bárbaro, selvagem ou não humano.

E para tal teremos como oficineir@s, Arísia Barros, ativista, professora, escritora, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Cientista Social, doutorando em Antropologia,Vagner Gomes Bijagó  é também  mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas,Gelson Henrique, 19 anos, integrante  do Fórum Juventude Carioca em Ação, e estudante de  Ciências Sociais na  Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Preto, Ativista, Embaixador na empresa YOUCA( Bélgica) e a menina Stephany Mayara, 11 anos, modelo,atriz ,embaixatriz miss beleza negra Brasil Top Universo 2017, bailarina.

Se você não fez sua inscrição, ainda dá tempo:

https://sbpc.ufal.br/sbpc-afro-e-indigena/inscricoes

Mais infortmações: 98827-3656