A cidade de Maceió, AL recebeu no  dia 25 de junho, o  Seminário de Formação “Qual o Lugar de Fala das Mulheres na Política Alagoana?

Iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral reuniu cerca de  100 mulheres partidárias, vereadoras, pre candidatas,lideranças comunitárias, autoridades,representantes da sociedade civil, entidades representrativas.

O Seminário, ação inédita no país,  teve como proposta discutir caminhos estratégicos e políticos de inserção das mulheres nos espaços de poder e decisão, como também a aprovação história pelo STF dos 30% de financiamento do fundo partidário para candidaturas de mulheres, como os 30% de espaço de TV e rádio, além de fazer uma análise geral da realidade das candidaturas femininas.

Como debatedoras sobre a questão da inserção das mulheres nos espaços de poder tivemos a  participação da cientista política da UFAL,  Luciana Santana e Debora Nunes membro do MST Nacional.

O assessor jurídico do TRE, Edney dos Anjos explanou, brilhantemente, sobre o fundo partidário e  sua distribuição. 

Na ocasião foi proposto a Carta Compromisso dos Partidos com as Candidaturas Femininas, como resultado do encontro, com o objetivo de socializar com os partidos a necessidade do “cumpra-se” da lei aprovada pelo STF, respeitando critérios pré definidos e  transparentes. É um  texto que reflete sobre a realidade, ainda incipiente, das mulheres na política, e que diante dessa perspectiva é urgente que o processo de mudança deve ser constante.

Na Carta Compromisso dos Partidos com as Candidaturas Femininas, as e os participantes manifestam total apoio as cotas das mulheres e os recursos aprovados para candidaturas femininas e adverte para as manobras que podem  ameaçar os direitos conquistados pelas mulheres. Os participantes enfatizaram, ainda, a importância de uma lei especifica para garantir a distribuição igualitária dos recursos entre as mulheres.

Assinada pelos participantes do Seminário a carta tem como destinatári@s as executivas dos partidos políticos e instituições correlatas, dentre elas o MPE,MPF,STF.