O deputado Francisco Tenório (PMN) cobrou que os senadores e deputados federais alagoanos possam intervir, junto ao presidente Michel Temer (MDB), para que seja revogada a resolução da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que impede a comercialização do etanol diretamente entre o produtor e os postos de combustíveis.

 

O parlamentar demonstrou ainda preocupação com o “lobby” que estaria sendo realizado pelas distribuidoras para que a resolução seja mantida, repercutindo a notícia, veiculada pelo jornalista Claudio Humberto, de que Temer jantou, na semana passada, na casa de um empresário considerado o “rei” dessas distribuidoras.

 

“Temos um dos combustíveis mais caros do País, quando somos produtores do etanol e às vezes pagamos mais caro que os estados não produtores, porque não é possível vender o produto diretamente da usina para o posto, é preciso ter atravessador ou grandes atravessadores, devido à resolução da ANP que, desde 2009, proíbe a venda direta aos postos, só por meio das grandes distribuidoras”, destacou Tenório.

 

Em aparte, Bruno Toledo (PROS) frisou que, para solucionar o problema, basta apenas que o Congresso Nacional legisle sobre o assunto, corrigindo o monopólio estatal e a reserva de mercado praticados na distribuição do etanol.

 

Toledo sugeriu ainda que o governo do Estado também pode fazer a parte dele, adotando uma política de redução do ICMS para que o etanol chegue mais barato ao consumidor.

 

A propósito, tramita na Câmara dos Deputados, uma proposta, de autoria de JHC (PSB), para suspender a resolução da ANP.